ESTUDANTE


Sete antivírus gratuitos para seu PC

Dá mesmo para proteger seu computador com um antivírus gratuito? Sim, desde que você escolha a opção certa. Nosso laboratório testou sete deles, veja quais são os melhores.
 
Você quer que seu software de segurança seja o mais perfeito possível. Afinal de contas, um único pedaço de malware que passe pelas defesas de seu PC pode ser o suficiente para causar danos inimagináveis. Mas você também não quer, ou não pode, gastar muito com medidas de segurança. E aí vem a pergunta: o quão bons são os antivírus gratuitos?
De acordo com nossos testes, alguns destes programas fazem um ótimo trabalho na hora de detectar, bloquear e remover malware. Mas outros não tem o que é necessário para realmente proteger sua máquina.
Neste comparativo buscamos a ajuda da AV-Test, um respeitado laboratório especializado no teste de software antivírus, para colocar vários produtos sob um microscópio. Em uma rigorosa bateria de testes a AV-Test analisou cada um deles para ver como se saem contra ameaças recentes e “criminosos conhecidos”, e o quão bons eles são na hora de eliminar uma infecção. Além disso o laboratório analisou o desempenho do sistema, para ver o quanto cada programa irá “pesar” no funcionamento de seu PC. Por fim, analisamos também se eles são fáceis de usar.
O que vem no pacote?
A maioria dos softwares antivirus gratuitos é básica: são capazes de vasculhar o PC em busca de malware quando você quiser bem como de funcionar em segundo plano monitorando constantemente o sistema. Mas a maioria não inclui recursos comuns nos pacotes pagos, como firewall e opções para que os pais controlem o acesso dos filhos à internet. Uma exceção é o Comodo Internet Security Premium, que inclui um firewall.
O maior problema em adotar uma solução gratuita é que suas opções de suporte são limitadas. A maioria dos programas oferece aos usuários um fórum de discussão onde podem comentar eventuais problemas, mas não há suporte profissional. Mas há exceções: o Comodo Internet Security Premium inclui uma cópia do software GeekBuddy, que permite que você peça auxílio a um técnico da empresa para corrigir eventuais problemas que encontrar.
Qual software escolher?
O campeão foi um velho conhecido, o AVG Anti-Virus Free Edition 2012. Ele é rápido, eficaz ao bloquear ameaças desconhecidas e eficiente na hora de limpar uma máquina infectada. O Avast Free Antivirus 7 e o Panda Cloud Antivirus 1.5 ficaram em segundo e terceiro lugar. Saiba mais sobre cada um deles a seguir. Clique nas imagens para ampliá-las, e no nome de cada programa para ir direto ao site do fabricante.

1) AVG Anti-Virus Free 2012
O AVG Anti-Virus Free 2012 foi o vencedor em nosso comparativo de antivírus gratuitos, com um desempenho perfeito na hora de desabilitar malware. E ele também se saiu muito bem em praticamente todos os testes que executamos.
Nos testes de detecção de ameaças no mundo real, que avaliam o quão bem um antivírus consegue bloquear ameaças novas e desconhecidas, o AVG conseguiu bloquear 85.7% das amostras, empatando com o software da Panda. E ele detectou 98.7% das amostras de malware conhecido coletadas ao longo dos últimos quatro meses. É um bom resultado, mas um pouco aquém dos melhores que já vimos.
Mas o AVG foi insuperável na hora de desativar infecções por malware. Em nosso PC de testes ele detectou e desativou todo o software malicioso instalado, e em dois terços dos casos conseguiu remover da máquina todos os traços do malware.
O programa também é relativamente rápido na hora de varrer um PC em busca de ameaças. Quando pedimos para analisar um conjunto de 4.5 GB de dados (uma varredura “sob demanda”) ele completou a tarefa em 1 minuto e 35 segundos. É o terceiro melhor resultado neste comparativo, mas apenas 4 segundos atrás do primeiro colocado. A varredura “no acesso”, executada automaticamente sempre que um arquivo é aberto ou salvo, levou 4 minutos e 55 segundos para analisar o mesmo conjunto de dados, na média dos programas analisados.
Gosto da interface do AVG, embora as opções avançadas possam intimidar alguns usuários. Fora isto, se você procura proteção gratuita, sólida e rápida, pode contar com o AVG Anti-Virus Free Edition.

2) Avast Free Antivirus 7
O Avast Free Antivirus 7 ficou em segundo lugar em nosso comparativo. Ele se saiu bem na hora de proteger contra malware, tem uma interface versátil e completou rapidamente nossa bateria de testes.
Mas o programa foi o mais fraco na hora de bloquear ameaças desconhecidas no mundo real: ele pegou apenas 78.6% delas, um pouco acima da média, mas nada impressionante. Ele se saiu melhor ao lidar com ameaças conhecidas, detectando 99.1% de nossas amostras, o que é muito bom. Ele também se saiu bem na hora de limpar uma infecção, detectando todo o malware em nossa máquina de testes e desabilitando 93% dele, o segundo melhor resultado (empatado com o Microsoft Security Essentials). Em dois terços dos casos, o Avast conseguiu remover de nosso PC todos os traços de uma infecção.
O Avast não irá deixar seu PC muito mais lento: ele completou a varredura sob demanda em 1 minuto e 34 segundos, o melhor resultado do grupo, e a varredura no acesso em 4 minutos e 16 segundos, o terceiro melhor.
A interface do Avast é “carregada”, e usuários avançados irão encontrar muitas opções para ligar ou desligar. Apesar desta complexidade, ele é amigável o suficiente para não espantar mesmo os usuários menos técnicos.

3) Panda Cloud Antivirus
Se você acha que a instalação de um antivírus deveria ser a mais simples possível, então o Panda Cloud Antivirus 1.5 é o programa para você. Ele é bom ao bloquear malware, e sua interface extremamente fácil de usar é ótima para aquelas pessoas que não querem ficar fuçando em inúmeras opções.
O Panda bloqueou 85.7% do malware desconhecido, mesmo resultado do AVG. E se saiu melhor que o concorrente ao lidar com ameaças conhecidas, detectando 99.94% de nossas amostras.
Mas ele teve um desempenho apenas passável na hora de remover ameaças. Ele detectou todas as infeções em nosso PC de testes, mas só desabilitou 87% delas, o que está na média. Ele só conseguiu remover todos os traços de uma ameaça em 60% dos casos, o que também está na média.
da rede consideravelmente mais lenta, e a velocidade de varredura está entre as menores que já vimos: ele completou o teste sob demanda em 6 minutos e 10 segundos, e o teste no acesso em 7 minutos e 25 segundos. Mas se você valoriza mais a simplicidade do que a velocidade o Panda Cloud Antivirus, com seu bom desempenho na detecção de ameaças, ainda é uma boa opção.

4) Avira Free Antivirus
O Avira Free Antivirus 2012 é rápido e não irá assustá-lo com falsos positivos, mas também é pior do que a média na detecção de malware, e sua interface é complicada demais.
O programa bloqueou 70.4% das amostras de malware desconhecido em nosso teste no “mundo real”, abaixo da média dos outros programas testados. Ele também ficou para trás na hora da limpeza: embora tenha encontrado todas as infecções ativas em nosso sistema, conseguiu desabilitar apenas 80% delas, outro resultado abaixo da média.
Não sou um grande fã da interface do Avira. O painel que dá uma visão geral do programa é melhor que o da versão anterior, mas a interface ainda é técnica demais em alguns pontos. E ocasionalmente ela exibe propaganda.
Mas os resultados do Avira não foram de todo ruins. Ele detectou 99.7% do malware conhecido em nosso teste, e foi um de apenas dois programas que não geraram nenhum falso positivo (quando um antivírus identifica um arquivo inofensivo como uma ameaça). Seu tempo de varredura sob demanda de 1 minuto e 31 segundos foi o melhor em nosso teste, e com 4 minutos e 54 segundos a varredura no acesso foi respeitável.
Quem usar o Avira não irá deixar seu PC exposto às ameaças, mas você deveria considerar o AVG, Avast ou Panda antes.

5) Microsoft Security Essentials
O Microsoft Security Essentials 2.1, nosso quinto colocado, é um tanto quanto inconsistente. Gosto de sua interface, e ele é razoavelmente bom na hora de limpar uma infecção, mas ele não se sai bem na hora de impedir a entrada de malware, e demora para completar suas tarefas.
A interface do Security Essentials é simples e direta, e perfeita para quem não quer perder tempo configurando um antivírus. O programa também é eficaz na hora de limpar infecções, sendo capaz de detectar 93% delas em nossa máquina de testes, e removendo todos os traços de malware em 80% dos casos, melhor que qualquer concorrente neste teste. Além disso, foi um dos dois únicos antivírus (o outro foi o Avira) que não gerou um falso positivo sequer.
Mas embora o Security Essentials seja excelente ao remover malware de seu PC, ele não se sai tão bem ao impedir que ele entre na máquina. Ele bloqueou 71.4% das amostras de malware desconhecido em nossos testes no mundo real, um pouco abaixo da média. Já com as amostras conhecidas ele identificou 97%. Ou seja, ficou atrás dos concorrentes, alguns dos quais foram capazes de identificar 99% das amostras.
O Security Essentials não deixou o PC mais lento, mas é mais demorado que os concorrentes em tarefas como a cópia de arquivos e instalação de aplicativos. Sua velocidade de varredura também é abaixo da média: uma varredura sob demanda foi completada em 3 minutos e 56 segundos, e a varredura sob acesso levou 6 minutos e 43 segundos.
Embora o Microsoft Security Essentials tenha algumas boas qualidades, você será melhor atendido por qualquer um dos três primeiros colocados em nosso teste.

6) PC Tools AntiVirus Free
O PC Tools AntiVirus Free 2012 tem alguns pontos fortes, mas foi o pior dos concorrentes quando o assunto é bloquear ameaças desconhecidas. Neste teste ele conseguiu detectar apenas 57.1% das ameaças, ficando bem atrás dos concorrentes.
Por outro lado, ele detectou 99.6% das ameaças conhecidas nos últimos quatro meses. E é um dos melhores programas gratuitos quando o assunto é limpar um PC: ele detectou todas as infecções em nosso PC de teste, e desabilitou com sucesso 93% delas. Em 73% dos casos, ele conseguiu remover da máquina todos os traços de malware.
O programa não prejudicou muito o desempenho da máquina, mas a velocidade de varredura foi inconsistente. A varredura sob demanda demorou 4 minutos e 51 segundos, o que é lendo, mas a varredura no acesso levou apenas 2 minutos e 50 segundos, o segundo melhor resultado entre os programas testados.
No geral o PC Tools é fácil de usar, e sua interface é bem organizada. Uma coisa que achei irritante é que ele tenta lhe vender um upgrade para a versão paga a todo momento.

7) Comodo Internet Security Premium
O Comodo Internet Security Premium 5.9 tem uma interface fácil de usar, e é o único entre os produtos testados que inclui um Firewall. Mas tanto na hora de bloquear quanto na de remover malware, ele ficou atrás dos outros programas que testamos.
O desempenho do Comodo em nosso teste no mundo real foi aceitável: ele bloqueou completamente 78.6% das ameaças desconhecidas, um pouco acima da média dos outros antivírus gratuitos. Ele também bloqueou parcialmente outros 21.4% dos ataques. Mas se saiu mal ao lidar com ameaças conhecidas, identificando corretamente apenas 98.2% das amostras. Pode soar como um bom resultado, mas só dois outros programas tiveram desempenho pior.
A remoção de malware é o Calcanhar de Aquiles do Comodo: ele detectou todas as infecções em nosso PC, mas só conseguiu desabilitar 80% delas, um resultado baixo se comparado aos melhores colocados. E ele também deixou “lixo” para trás com mais frequência, só conseguindo remover todos os traços de uma ameaça em 30% dos casos.
No geral o Comodo teve pouco impacto no desempenho do PC, mas ele deixou a cópia de arquivos através da rede significativamente mais lenta. Ele também demorou na hora de vasculhar a máquina em busca de ameaças: a varredura sob demanda levou 4 minutos e 31 segundos, o terceiro pior resultado. Mas a varredura no acesso levou assustadores 13 minutos e 58 segundos, quase o dobro do tempo do segundo pior colocado.
Embora o firewall integrado possa tornar o Comodo Internet Security Premium uma opção atraente, sugerimos que você experimente primeiro um dos três primeiros colocados em nosso teste.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/reviews/2012/05/22/sete-antivirus-gratuitos-para-seu-pc/


Calendário de provas da 1ª Unidade:

Caros alunos do Prosub Redes de computadores conforme pedidos acessem aqui a Matriz Curricular do seu Curso:

Caros alunos do Prosub Programação de Jogos Digitais conforme pedidos acessem aqui a Matriz Curricular do seu Curso:

Caros alunos do EPI Programação de Jogos Digitais conforme pedidos acessem aqui a Matriz Curricular do seu Curso:

Caros alunos do Proeja Manutenção e Suporte em Informática  conforme pedidos acessem aqui a Matriz Curricular do seu Curso:

Caros alunos do Prosub Manutenção e Suporte em Informática do ano 2012 conforme pedidos acessem aqui a Matriz Curricular do seu Curso:

Caros alunos do Prosub Manutenção e Suporte em Informática do ano 2011conforme pedidos acessem aqui a Matriz Curricular do seu Curso:

Caros alunos acessem aqui o Manual do Aluno:



 AOS ALUNOS DO CEEPTIC

Iniciamos no dia 07 de fevereiro nosso ano letivo de 2012. Queremos dar as boas vindas a todos os novos alunos e receber, com muita alegria, mas uma vez, os nossos alunos veteranos. Esperamos que este seja mais um ano de grandez aprendizagens para todos nós e que juntos, consigamos construir conhecimentos, trocar idéias, produzir projetos e crescer.
Como não temos fardamento, solicitamos que todos compareçam à escola para o início das aulas com roupas adequadas, preferencialmente com camisa de cores claras. Queremos apresentar algumas informações importantes sobre nosso ano letivo.
Iniciaremos as aulas no dia 03/02, nos turnos e horários específicados abaixo. Veja seu curso para que você siga os horários corretos:

Prosub/ PROEJA MÉDIO
A distribuição da carga horária seguirá o padrão definido para a EJA e para o SUBSEQUENTE – SEC-BA, com 04 (quatro) aulas de 50 minutos por manhã, em cinco dias da semana, com quatro aulas de 45 minutos por noite em cinco dias da semana, totalizando 20h semanais e 400h semestrais.

TURNO: matutino
1ª aula - 8:00 →8:50
2ª aula -8:50→9:40 
9:40→9:50 ( intervalo)
3ª aula -9:50→10:40
4ª aula -10:40→11:30

TURNO: vespertino
1ª aula - 13:00→13:50
2ª aula -13:50→14:40
14:40→14:50 (intervalo)
3ª aula -14:50→15:40
4ª aula -15:40→16:30

TURNO: noturno
1ª aula - 19:00→19:45
2ª aula -19:45→20:30
3ª aula -20:30→21:15
4ª aula -21:15→22:00

EPI

TURNO: matutino
 
1ª aula - 07:30→8:20
2ª aula -08:20→9:10
3ª aula -09:10→10:00 
10:00→10:15( Intervalo)
4ª aula -10:15→11:05
5ª aula -11:05→11:55
 
TURNO: vespertino

1ª aula - 13:00→13:50
2ª aula -13:50→14:40
3ª aula -14:40→15:30
15:30→15:45( Intervalo)
4ª aula -15:45→16:35
5ª aula -16:35→17:25

Estamos felizes em recebê-los!

 De volta ao começo
(Gonzaguinha)

E o menino com o brilho do sol
Na menina dos olhos
Sorri e estende a mão
Entregando o seu coração
E eu entrego o meu coração
E eu entro na roda
E canto as antigas cantigas
De amigo irmão
As canções de amanhecer
Lumiar e escuridão
E é como se eu despertasse de um sonho
Que não me deixou viver
E a vida explodisse em meu peito
Com as cores que eu não sonhei
E é como se eu descobrisse que a força
Esteve o tempo todo em mim
E é como se então de repente eu chegasse
Ao fundo do fim
De volta ao começo
Ao fundo do fim
De volta ao começo








ESTÁGIO CURRICULAR


O Estágio curricular é parte integrante dos projetos político-pedagógicos dos cursos de educação profissional da SUPROF. Constitui-se um ato educativo em conformidade com a Lei Nº 11.788 de 25 de Setembro de 2008. É ainda uma atividade de competência da unidade escolar, a quem cabe as decisões relativas ao tema em consonância com as deliberações da SUPROF, sob a premissa de promover integração entre os conhecimentos adquiridos no percurso formativo do educando e a prática acompanhada no mundo do trabalho.
O Estágio Curricular Orientado deve possibilitar a consolidação e contextualização de conhecimentos adquiridos no transcorrer do curso. O estágio apresenta-se como uma estratégica pedagógica e a sua efetivação requer a ampliação das relações humanas, envolvendo outros atores que participam do contexto da prática, ou seja, do mundo do trabalho. Esse momento tem um significado especial na formação profissional, pois o estudante exerce maior autonomia no contato direto com a realidade do mundo do trabalho, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional e a intensificação da relação entre teoria e prática nos diversos cenários de aprendizagem. 
Acesse aqui portal do CIEE, onde os alunos podem se cadastrar para vagas de estágio.


Endereço do CIEE:  Av. Tancredo Neves, 450, Sala 1502. fone: 21088900






  SOBRE O EIXO TECNOLÓGICO INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


Conheça o Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação e os cursos que
o CEEPTIC LAURO DE FREITAS oferecerá em 2012.

Compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e
informações.

Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e
manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.
Especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de
instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos
e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e,
sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica constituem, de forma
comum, as características deste eixo.

O desenvolvimento de sistemas informatizados, desde a especificação de requisitos até
os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção
de dados, podem constituir-se em especificidades deste eixo.

Ressalte-se que a organização curricular destes cursos contempla estudos sobre ética,
raciocínio lógico, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de
documentos técnicos, educação ambiental, formando profissionais que trabalhem em
equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 1.000 horas

Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática,
identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades.
Identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de
comunicação. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica
dos componentes de redes. Instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários
e aplicativos. Realiza procedimentos de becape e recuperação de dados.

TÉCNICO EM REDE DE COMPUTADORES - 1.000 horas

Instala e configura dispositivos de comunicação digital e programas de computadors em
equipamentos de rede. Executa diagnóstico e corrige falhas em redes de computadores.
Prepara, instala e mantém cabeamentos de redes. Configura acessos de usuários em
redes de computadores. Configura serviços de rede, tais como firewall, servidores web,
correio eletrônico, servidores de notícias. Implementa recursos de segurança em redes
de computadores.

TÉCNICO EM JOGOS DIGITAIS - 1.000 horas

Compõe equipes multidisciplinares na construção dos jogos digitais. Utiliza técnicas
e programas de computadors especializados de tratamento de imagens e sons.
Desenvolve recursos, ambientes, objetos e modelos a ser utilizados nos jogos digitais.
Implementa recursos que possibilitem a interatividade dos jogadores com o programas
de computador. Integra os diversos recursos na construção do jogo.

Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
Em: http://catalogonct.mec.gov.br/et_informacao_comunicacao/et_informacao_comunicacao.phpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário