sexta-feira, 16 de setembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA PRONATEC


Ontem o CEEP/TIC Lauro de Freitas participou ca audiência Pública sobre o Pronatec, no IFBahia, no Brabalho. Num auditório lotado de estudantes, professores e sociedade civil, representantes do MEC, das instituições de ensino profissional, da Secretaria Estadual de Educação e diversos parlamentares discutiram o programa, de grande importância para a democratização do acesso e interiorização do Ensino Técnico. 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi aprovado pela Câmara Federal no dia 31/08, tem sido levado aos Estados através de audiências públicas que pretende divulgar e dirimir dúvidas, numa aproximação com a sociedade civil.

Uma meta audaciosa foi traçada pelo Governo Federal: até 2014, pretende-se formar 8 milhões de estudantes em cursos oferecidos pelo programa, pois hoje o país possui 7 milhões de alunos cursando o Ensino Médio, no entanto, apenas 700 mil fazem cursos profissionalizantes. Para alcançar a meta, o Governo Federal pretende ampliar a rede de unidades de ensino e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), conceder bolsas-formação aos alunos, além de outras ações e benefícios.

O superintendente da Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado da  Bahia, Almerico Biondi salientou, na sua fala, os avanços da rede de Educação Profissional na Bahia e afirmou ser de extrema importância a integração entre as políticas do Estado e da União para a ampliação das vagas e fortalecimento da Educação Profissional, especialmente agora, com a aprovação do Pronatec.

Estiveram ainda presentes à audiência a presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT/RN), o relator do Pronatec, deputado Antonio Carlos Biffi (PT/MS), o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC), Eliezer Pacheco e o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário